sábado, 25 de agosto de 2007

CABELOS NATURALMENTE LOUROS

Loura artificial





Criança loura natural

Louro ou loiro

Loiro ou louro (do latim laurus) é uma cor que oscila entre o amarelo e o castanho-claro, encontrada em certos mamíferos, caracterizada por baixos níveis de pigmentos escuros eumelanina e altos níveis de feomelanina.

Esta cor é usada sobretudo para classificar uma cor dos cabelos humanos. Do castanho-claro ao loiro claríssimo, os vários graus de loiro são encontrados naturalmente em menos de 2% da população adulta de todo o mundo.

Origens
Cabelos loiros ocorrem naturalmente em humanos de todas as etnias, mas em um grau tão pequeno que é difícil de ser notado na maior parte das populações. Em certas populações da Europa, a ocorrência de cabelos loiros é mais freqüente, dando a idéia de que o cabelo louro é um traço europeu. É uma das características do fenótipo nos indivíduos brancos caucasianos.

Baseado em recentes estudos genéticos, é provável que humanos com cabelos loiros tornaram-se mais numerosos na Europa cerca de onze mil anos atrás, durante a última Idade do Gelo.

Distribuição pelo mundo
Cabelos loiros são uma característica das populações do Norte da Europa, da Europa Central e Oriental. Além da Europa, os descendentes de europeus que se espalharam pelo mundo também podem apresentar cabelos claros, notadamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e Nova Zelândia, países de colonização anglo-saxã.

Em Portugal
Os portugueses são uma população de base mediterrânica e, portanto, a ocorrência de cabelos loiros é raro. Porém, acima do Rio Douro, a forte ascendência celta dos portugueses faz a ocorrência de cabelos claros ser maior que no restante do País.

No Brasil
O principal componente europeu dentro da população brasileira é o português que, raramente, possui cabelos loiros. Por esse fator e, também, pelo alto grau de miscigenação, no Brasil os cabelos loiros são pouco comuns, porém é notável a sua existência.

A maior concentração de louros no Brasil ocorre principalmente na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina), devido à forte presença de descendentes de imigrantes alemães. Cabelos loiros também são relativamente comuns entre brasileiros de ascendência norte-italiana, encontrados em todo o Sul e Sudeste do Brasil. Há também a significativa presença em comunidades de origem polonesa e ucraniana, sobretudo no Paraná, além de uma minoria de origem portuguesa com cabelos claros, sobretudo aqueles de ascendência galaico-portuguesa.

Aproximadamente 5% da população brasileira é naturalmente loira

(fonte: revista Marie Claire de maio de 2007)

Nenhum comentário: